[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”90px”][vc_column_text]Carta ao leitor[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” accent_color=”#919fcf”][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]No leme da comunicação[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]O trabalho conjunto e feito sob a mesma sintonia é elemento-chave para a constituição de uma comunidade escolar integrada e voltada aos mesmos valores e objetivos. Mas, muitas vezes, chegar a isso não é tarefa fácil. Um dos fatores essenciais para obter sucesso nessa direção é uma boa comunicação, para a qual o papel das lideranças é fundamental.

A boa comunicação não só gera maior possibilidade de entendimento coletivo, como também é um dos diferenciais que favorecem aspectos da maior importância no dia a dia de uma escola, como o engajamento da equipe, seu sentimento de valorização profissional e de pertencimento, a construção de relacionamentos duradouros e a solidez institucional. Para que ela se materialize, é preciso haver a consciência de que, muito além das palavras, a comunicação assertiva não prescinde de alguns atributos. Como, por exemplo, a noção de que a configuração dos diversos espaços do ambiente, os gestos, a linguagem corporal, tudo isso comunica algo aos nossos interlocutores.

A clareza de propósitos, a concisão e a precisão sobre o que se fala, o bom preparo em relação a cada assunto abordado são elementos que dão segurança a nossos interlocutores. Da mesma forma, o fato de demonstrarmos interesse genuíno pelas ideias alheias e de termos canais permanentes de escuta fazem com que eles se sintam respeitados e valorizados. A empatia abre muitas portas!

Planejar-se adequadamente, não agir de forma intempestiva e buscar o equilíbrio entre mundos complementares, como o pessoal e o profissional, a saúde física e a mental, são outros fatores que ajudam na construção desse ambiente cooperativo e de objetivos partilhados.

Por isso, esta segunda edição de Mundo Escolar dedica espaço não só ao plano da comunicação, mas a vários outros temas correlatos ou conjugados que ajudam a refletir sobre como fazer com que todos remem na mesma direção. Desta forma, orientados em nosso propósito de transformar a sociedade através da educação, sigamos juntos neste barco, com toda comunidade escolar.

Boa leitura!

Ricardo Tavares

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]