Vivemos uma era de mudanças profundas e frequentes, que exige grande capacidade de adaptação e de leitura do mundo. Assim é o universo do trabalho hoje, e o campo educacional não foge à regra. Nesse contexto, é necessário que quem se dedica à formação do outro esteja em sintonia com os caminhos mais férteis para iluminar os processos de aprendizagem.

Como mostram recentes descobertas da neurociência, nada melhor para isso do que a via da interação entre alunos e alunos e entre educadores e alunos. E quanto mais empática for essa interação, quanto mais convergências ela for capaz de gerar, mais ajudará os sujeitos envolvidos a enxergarem com clareza as relações à sua volta.

É o que nos mostra a reportagem de capa desta 5ª edição de Mundo Escolar, em que temos o prazer, ainda, de colocar em foco outras questões vitais para os profissionais da educação. Assim como a interação humana, também a interação entre as crianças da educação infantil e o seu espaço de aprendizagem, se adequadamente concebido, podem potencializar em muito as experiências cotidianas.

No plano da gestão, o estímulo ao autoconhecimento e ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal podem ser fatores que concorram à melhoria das relações em geral. E dos resultados.

Num fundo mergulho sobre as mudanças mais desafiadoras do mundo atual, trazemos também um especial sobre a inteligência artificial, suas enormes possibilidades, limitações e o impacto que dados e algoritmos já estão causando em diversos ambientes profissionais.

Uma ótima leitura a todos!

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]